segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

à atenção da minha sogra (ou da Pico, que também é uma moça mexida)

Qualquer alminha que entre aqui na Infante Santo, a partir das seis da tarde, verá a minha mulher e os meus filhinhos, de olhos piscos, a aproveitarem as eventuais migalhas de luz que a essa hora ainda entrem pelas fenetres. É que estão fundidas quatro lâmpadas quatro (ler com entoação tauromáquica) e, por isso, não se vê um boi. Eu como sei que a velocidade da luz é rápida que se farta nem tento ir atrás dela, por isso mudar lâmpadas está fora do meu horizonte (isso e a preguiça, confesso). Além do mais, tento ter uma atitude pedagógica e ensaio explicar aos meus filhos que antigamente era assim, que não havia luz. Por isso estamos em recriação histórica permanente,(coisa que eles não percebem e a que a Pilar não acha graça). Quando ensaiei a vertente amigo do ambiente - "querida, estou a reduzir na minha pegada de carbono" - diz-me a Pilar - "Poupa mas é nos gases que emites que são de efeito estufa e vai lá mudar as lâmpadas!". Escuso de dizer que tenho jantado à luz do telemóvel e já quase que parti outra vez a perna a escorregar no escuro. Pede-se por isso que venha depressa de Brazzaville antes que se funda outra e a família tenha toda que ir para um hotel. Caso a Pico veja este post e esteja nos seus dias, faça favor de tocar à porta, está sempre gente (caso venhas mais para a noite, traz uma lanterna). Ah, Pico, e se vieres mesmo, traz uma sopinha ou um bolinho, tem piedade desta pobre família que escreve esta mensagem só Deus sabe como (Deus e o fabricante deste computador que não sei qual é porque não consigo ver, mas que teve a radiosa ideia de retro-iluminar o écrãn. Ando eu a cozinhar à luz do telemóvel quando o podia fazer com este monitor que é um sol que brilha no meio desta escuridão... há mais luz na rua do que aqui na sala, acreditam? Acho que estou na sala, mas não sei bem...Pilar? iuhu! Alguém?)

6 comentários:

  1. Querido Genro
    Fiquei muito orgulhosa por deduzir que sou a luz dessa casa. Mas até 6ªfeira não conseguem trocar essas lâmpadas??? É bom explicar, se bem percebi, que as fundidas são de alogéneo e não das de rosca. Dificuldade acrescida!
    Enfim são só mais 2 fins de tarde e noite ás escuras. Deitem-se mais cedo!!!
    Beijinhos e até depois de amanhã. Estou nervosíssima!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu já mudei a lâmpada... o candeeiro é que não funciona! e o da casa de jantar (de pé) pifou! A única lâmpada que realmente será para mudar é a do candeeiro da casa de banho.
    Mais dois dias às escuras passam num instantinho!

    ResponderEliminar
  3. Não sei se acho boa ideia deitarem se mais cedo, crianças ao contrário das lâmpadas abundam!

    ResponderEliminar
  4. Vão dar uma volta ao bilhar grande e fiquem por lá preguiçosos da treta. Uma coisa estraga-se ou se arranja ou manda arranjar. O meu silvestri arranja-me tudo lá em casa, é só pedirem e pagarem em gomas...

    Serpentina

    ResponderEliminar
  5. MUITO BOA PROSA Zé, mas se eu fosse a ti pintava a cara de preto para passar despercebido quando alguém fosse aí a casa. Então que tal um saltinho à loja da esquina a comprar umas lampadinhas de reserva e outro ao IKEA a comprar um candeeiro de pé baratuxo. Não peças à tua esposa, porque arrastar 3 crianças atrás é muito sacrificio. E já agora ESTOU DE ACORDO COM A PICO!

    ResponderEliminar
  6. Olá sou o Joao da tia Xanxa.E que tal um candeeiro a petroleo?para as emergencias? Eu tenho um que comprei aqui na feira da ladra, dá jeito e o joao maria adora , as vezes jantar a luz deste candeeiro.Bjs e abraços a todos os meus primos
    joao pai

    ResponderEliminar