sexta-feira, 20 de março de 2009

A origem dos nomes - Xangai

Cara família, numa vã tentativa de aumentar ainda mais o nível do que por aqui se passa, decidi criar uma rubrica chamada, a origem dos nomes.
A primeira explicação vai para o tio João e para a Tia Filete, sobre o nome da cidade onde vivem, Xangai.

Reza a historia que esta cidade foi descoberta por Portugueses há muitos e muitos anos atrás. Ora, o capitão que dirigia as tropas não era propriamente o que se podia chamar de "macho latino" (pronto, era assim a puxar para o mariquinhas) e ao bater à porta da cidade espetou uma farpa na mão.
- Sangue? Ai! Foi o seu grande berro histérico.
A companhia desatou a rir e repetiu "Sangue, ai" várias vezes, e sempre passavam pela porta, riam-se a repetir o episódio "sangue, ai".
Foi assim que a cidade ganhou o seu nome, "Sangue, Ai". Só que a historia não acaba aqui. Para cumulo dos cúmulos, a pessoa que estava a ditar o nome das cidades ao cartógrafo era "chopinha de massa" e quando chegou a "Sangue, Ai", disse "Xangai".

Esta é a verdadeira história do nome Xangai. Tudo e resto deve ser invenção de um maluco qualquer.

3 comentários:

  1. Boa ideia Tiagão. Fico à espera da origem de Brazza...

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Tiago pela explicação. Está-se sempre a aprender. Talvez esteja então nesse mesmo capitão de outrora a origem do bizarro nome que os chineses encontraram para traduzir PORTUGAL para mandarim: PUTAOYA. Pois é, coisas da vida, as minhas funções em Xangai são as de Putaoya de zhong ling shi....

    ResponderEliminar